Contributo da Acupuntura na Artrite Reumatóide

Contributo da Acupuntura na Artrite Reumatóide

4 Abril, 2018

A artrite reumatoide (AR) é, uma doença autoimune sistémica crónica de etiologia multifatorial que afeta principalmente as articulações, o sistema imunológico é disfuncionante e reconhece estruturas do próprio corpo como sendo agressores externos mediando uma resposta imunitária contra os próprios tecidos.

Os sintomas da AR mais referidos são, dor, rigidez, calor (por vezes febre) e inchaço na articulação, e também fadiga com sensação geral de mal-estar.

A Acupuntura é uma terapêutica integrante da Medicina Chinesa que, após um diagnóstico cuidado, definição do padrão patológico e estruturação da metodologia a seguir, consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos dos Meridianos, canais sem suporte anatómico que circulam por todo o corpo com a função de transportar o essencial a todas as estruturas, mantendo-as funcionantes e saudáveis.

Os sintomas da AR são segundo conceitos da Medicina Chinesa um bloqueio na circulação desses elementos essenciais nos referidos canais, provocados pela agressão de frio, humidade, calor, vento, causando dor nas articulações. Após compreensão dos mecanismos patogénicos conseguimos através da Acupuntura atuar nesses mesmos canais e restabelecer a normal circulação na zona álgica e ainda atuar de forma global na modulação do sistema imunitário no sentido de diminuir a reação autoimune. Existem inúmeros estudos que provam a eficácia da Acupuntura no tratamento da AR sem efeitos secundários, fatos que suscitaram a Organização Mundial de Saúde a recomendá-la como complemento no cuidado destes doentes como via de diminuição do recurso a medicação e melhoria da qualidade de vida.

Nos dias de hoje os cuidados de saúde têm-se tornado cada vez mais complexos, os esforços são cada vez maiores para que a cada dia se evolua no sentido da melhoria dos mesmos, as exigências atuais apontam para uma medicina cada vez mais integrada onde a união e a complementaridade dos saberes se mostra não só vantajosa como uma necessidade para utentes e profissionais. É por isso essencial unir esforços, saberes e experiências com um único propósito, a saúde das pessoas.

 

Pedro Vaz

Especialista em Medicina Chinesa

Acupuntor – CP Ministério da Saúde 0500523