Banana, a fruta do desporto!

Banana, a fruta do desporto!

7 Março, 2018

Quem já ouviu dizer que a banana é a fruta do desporto? 

A banana destaca-se das restantes frutas por ser rica em hidratos de carbono, e ter uma proporção semelhante de glucose e frutose. Rica também em potássio e magnésio, esta fruta é de fácil digestão, no entanto tem propriedades obstipantes, devendo ser por isso evitada por pessoas que tenham dificuldades no trânsito intestinal.

O mais engraçado sobre as bananas, é que dependendo do tipo de maturação têm diferentes índices glicémicos:
Uma banana mais amarela a tender para os salpicos castanhos, é uma banana madura e por isso é de alto índice glicémico, poderá utilizar para mais perto do exercício físico.

A banana verde-amarelada, de casca rija, é uma banana de baixo índice glicémico pois a sua casca funciona como fonte de fibra. Esta deve ser a forma preferencial nos restantes momentos do dia.

Para conservar não a deve guardar no frigorifico, pois em temperaturas inferiores a 10ºC a fruta não fica tão bem preservada. Um truque para evitar amadurecer mais rápido é não juntar a outras frutas, como maçãs.

Prefira ingerir a banana ao natural, mas porque não também fazer assada como acompanhamento da refeição? Humm, nós adoramos!

Já experimentou?

#CoimbralabNutrição