Ai que frio!

Ai que frio!

5 Dezembro, 2017

Quais os cuidados que deve ter com alimentação no Inverno?

Alguns truques práticos para “combater” o frio com saúde!

No Inverno a sua alimentação assume particular importância na adaptação do seu organismo ao frio.

Com o frio as necessidades energéticas e imunológicas do seu organismo aumentam, e como tal, deve dar especial atenção ao que come.

– Prefira os alimentos da época. Estes são nutricionalmente mais ricos (são produzidos na época e condições mais adequadas), mais económicos e ecológicos (o respeito pelo ciclo natural de produção preserva o meio-ambiente).

Alimentos como:

  • Couve
  • Grelos
  • Dióspiro
  • Nabiças
  • Castanhas
  • Laranja
  • Maçã
  • Amêndoas

– Mantenha a sua atividade física!

  • Faça atividades ao ar livre, como caminhar ou simplesmente brincar com os seus filhos.
  • Vá pelas escadas e diga não ao elevador.
  • Estacione o seu carro longe do local de trabalho ou saia na paragem anterior à habitual, se anda de autocarro. Uma caminhada matinal é excelente!
  • Tem dificuldade em suportar o frio? Inscreva-se num ginásio e mantenha a sua atividade física.

– O que comer?

  • Dê preferência às sopas de legumes;
  • Coma cereais integrais. Como têm mais fibra, terá maior saciedade.
  • Os doces… ai que tentação então no Natal… Mas prefira doces à base de frutos secos e farinhas integrais.
  • Inclua na sua dieta frutas frescas. Algumas ficam deliciosas quando levadas ao forno. Experimente banana ou maçã assada com canela… é uma delicia!
  • Beba chá de ervas (erva-doce, hortelã, camomila, erva-cidreira fresca, de gengibre e canela, etc.). É excelente para aquecer e hidratar o corpo (com o frio tem menos sede mas as necessidades de hidratação mantêm-se).

E para “combatermos” este frio vamos beber um chá bem quente de hortelã!